A Fazenda Serra Negra

A FAZENDA SERRA NEGRA (FSN) de propriedade de EVANDRO REIS DA SILVA (marca ELF DA FSN) surgiu a partir da sua paixão pelo NELORE MOCHO. De origem de fazendeiros, mas bastante atarefado com sua atividade profissional, a medicina, só após vinte anos de árduo e profícuo trabalho, surgiu a possibilidade da dupla militância.

Com 536 ha, a Fazenda Serra Negra inicia suas atividades a partir de julho de 2000. Em fevereiro de 2005 soma-se à fazenda TRÊS MARIAS com 780 ha. Adota o manejo rotacionado de pastagem, perfazendo um total de:

  • 97 piquetes.
  • 550 matrizes em reprodução.
  • Rebanho total de mais de 1.250 cabeças de Nelore Mocho PO e 370 receptoras cruzadas Angus e Red angus.

A partir de 2004, a Fazenda Serra Negra passou a participar de exposições nacionais ganhando centenas de troféus, dentre os principais:

  • Medalha de bronze de melhor criador e melhor expositor do ranking 2007/2008.
  • Medalha de ouro como melhor expositor e medalha de prata como melhor criador do ranking 2008/2009.

Informações Zootécnicas

A Fazenda Serra Negra iniciou sua seleção da raça Nelore Mocho PO há onze anos, adquirindo suas matrizes nos mais renomados plantéis selecionadores. Desde sua criação, faz parte dos Programas de Melhoramento Genético da Raça Nelore: PMGZ- ABCZ e NELORE BRASIL – ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) – Ribeirão Preto – SP.

Todo seu plantel é periodicamente avaliado procurando identificar animais geneticamente superiores, os quais serão os progenitores das futuras gerações.

Seus touros são criados e recriados totalmente a pasto, recebendo suplementação apenas no período de seca pré-venda com trinta à trinta e seis meses de idade pesando em média 600 à 650 Kg, circunferência escrotal de 38 cm em média, andrológico positivo e réguas de DEPs favoráveis. Estando, portanto, em ótimas condições para estação de monta do período das águas. Estes são comercializados, em sua maioria, em um Dia de Campo realizado no segundo sábado de outubro, que já se tornou tradição.

As novilhas atingem a idade ao primeiro parto (IPP) em média aos 34 meses (média nacional 48 meses). Suas matrizes tem que apresentar boa habilidade maternal, precocidade sexual e mérito genético total (MGT) positivo. Finalmente, suas doadoras de embriões apresentam forte caracterização racial, mérito genético total positivo e seus acasalamentos guiados por marcadores moleculares.

Manejo Reprodutivo

A Fazenda Serra Negra adota uma das mais importantes ferramentas de melhoramento genético – a Estação de Monta – que na FSN ainda é de 120 dias, devido a irregularidade do início das chuvas e objetivando maior número de matrizes prenhes. As matrizes são 100% inseminadas e a partir da segunda inseminação é feito repasse com touro alcançando índice de prenhez de 86% em vacas e 91% em novilhas. São descartados os animais inférteis, subférteis e tardios. Os bezerros são desmamados com idade de sete meses pesando em média os machos 190 Kg e as fêmeas 170 Kg.

  • Estação de Monta: Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março.
  • Estação de Nascimento: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.
  • Estação de Desmama: Abril, Maio, Junho e Julho.

Biotecnologia da Reprodução

Desde o início da implantação do projeto, a FSN adotou as técnicas de reprodução assistida como prioritárias, com o objetivo de acelerar o melhoramento genético do seu plantel.

Iniciamos com a INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL (IA) com acasalamentos programados. A TRANSFÊNCIA DE EMBRIÕES (TE) e a FECUNDAÇÃO IN VITRO (FIV) vieram em seguida sob a responsabilidade da BIOBIOTECNOLOGIA EM REPRODUÇÃO ANIMAL, sob a supervisão do médico veterinário Maurício Peixer.

As doadoras são rigorosamente selecionadas, além da caracterização racial seguimos três objetivos: FERTILIDADE (precocidade sexual); HABILIDADE MATERNA (produção de leite); e CARCAÇA (produção de carne). Na atualidade contamos com trinta doadoras que produzem em média oito embriões por coleta com índice de prenhez em torno de 45%.

Manejo Sanitário

É realizado um rigoroso programa sanitário preventivo, no qual todo o rebanho é sistematica e periodicamente vacinado dentro de sua categoria animal e na época programada contra as seguintes doenças: febre aftosa, clostridioses, raiva, leptospirose, IBR, BVD e brucelose.

Anualmente, em todos os animais maiores de dois anos, faz-se exame de brucelose e nos animais maiores de seis meses exame de tuberculose.

Biossegurança

Na Fazenda Serra Negra os cuidados de biossegurança são criteriosamente executados. Todos os animais adquiridos são submetidos ao regime de quarentena em um piquete isolado, onde são realizados exame de brucelose, tuberculose e as vacinas do calendário da FSN. Só após os resultados dos exames os animais são incorporados ao plantel.

Todos os colaboradores são treinados e reciclados com relação as medidas de boas práticas referentes aos cuidados com medicações, contatos com animais doentes e medidas de higiene.

Galeria de fotos da fazenda

Galerias

Cascelli Animais Premiados A Fazenda Eventos Doadores de Smen